quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Auto-deploy de bundles OSGi no JBoss AS 7


INTRODUÇÃO

Nesse artigo demostraremos como deve ser feito o deploy de bundles OSGi no servidor de aplicações JBOSS AS 7.1. Esse servidor na versão 7.x permite o auto deploy de bundles OSGi na revisão 4.1. Consequentemente, podemos desenvolver aplicações OSGi e fazer as mesmas serem executadas no JBoss AS 7.1 que passa a atuar como um framework OSGi (sendo que de fato é um framework OSGi, apartir da versão 7.x).
Os bundles usados nesse artigo serão os criados no artigo (http://www.josepojr.com/2012/09/desenvolvendo-bundles-osgi.html) desse mesmo site.



CONFIGURAÇÃO DO JBOSS AS 7.1 NO IDE ECLIPSE

Primeiramente, faça o download da última versão da série 7.x do servidor JBoss, aqui (http://www.jboss.org/jbossas/downloads).
Depois disso, descompacte o arquivo zip (ou tar.gz) em algum diretório do usuário. No IDE Eclipse Indigo (versão 3.7.2) e com o JBOSS TOOLS instalado, siga os passos descritos nas figuras a seguir.



















GERAÇÃO DOS JARS (BUNDLES OSGI) PARA DEPLOY

Nas próximas figuras serão mostradas o processo de exportar o plugin (gerar arquivo jar) e sua implantação no servidor de aplicações JBoss AS 7. Também será visualizado a instalação, inicialização, finalização e desinstalação de bundles OSGi.

  















CONCLUSÃO

Mostramos como usar o servidor de aplicações JBoss AS 7 como framework OSGi.É interessante notar que poucos frameworks OSGi possuem o recurso de auto-deploy, que significa deploy (implantação) de bundles OSGi de forma automática, basta adicionar o arquivo (jar) no diretório próprio do servidor que o mesmo, detectará o arquivo e fará a instalação dos bundles OSGi encontrados. Alguns deles são o JBoss AS 7 e Apache Felix File Install que permite fazer o auto-deploy através de colocar (deploy) e tirar (undeploy) de arquivos implantáveis (unidade de deploy, nesse caso o jar) de algum diretório especifico. Outros, não tem o recurso de auto-deploy, o que significa que o bundle OSGi deve ser instalado explicitamente pelo usuário, usando comandos administrativos do framework em questão, ou programando-se outra API para fazer a instalação de acordo com o código programado.



REFERÊNCIAS










Nenhum comentário:

Postar um comentário