// Baixe a última versão do Java 3D no site:
https://java3d.dev.java.net/binary-builds.html
// Observação: Baixe também o arquivo de exemplos, com nome j3d
// j3d-examples*.zip
// Baixe o arquivo j3d*.bin e copie para o JAVA_HOME
sudo cp diretorio_atual $JAVA_HOME
// Dê permissões de execução ao arquivo j3d*.bin
sudo chmod u+x j3d*.bin
// Execute o arquivo.
sudo ./j3d*.bin
// Inclua os jars do java 3D no classpath
export CLASSPATH = $CLASSPATH:$JAVA_HOME/lib/ext
// Testar CLASSPATH
echo $CLASSPATH
// Mudar o LD_LIBRARY_PATH para apontar para as bibliotecas dinâmicas do
// Java 3D.
export LD_LIBRARY_PATH = $LD_LIBRARY_PATH:$JAVA_HOME/lib/i386
// Testar LD_LIBRARY_PATH
echo $LD_LIBRARY_PATH
// Pronto, o java 3D já está instalado, falta configurar o uso no eclipse.
// Entre no eclipse (versão usada - Ganymede) e crie um projeto Java.
// Depois de criar um projeto Java, precisamos configurar o Build Path para
// apontar para os Jars do Java 3D.
// Clique com o botão direito do mouse no projeto --> Build Path
// --> Add Libraries --> User Library --> User Libraries (Para criar uma nova biblioteca) --> New --> Dê um nome, por exemplo "java3d"
// Depois disso, clique em "add JARS" e adicione os jars do seguinte diretório:
ls $JAVA_HOME/lib/ext
// Pronto, a biblioteca externa com nome "java3d" foi criada para ser usada no eclipse!
// Depois, entre novamente para configurar a Build Path e selecione a biblioteca criada com o nome "java3d".
// Abra o arquivo de exemplos e procure pelos seguintes arquivos:
// HelloUniverse.java e
// HelloUniverse.form
// Copie esses arquivos para o diretório "src" do projeto java criado.
// Atualize o projeto, para isso clique em "F5".
// Remova as informações de pacotes nas primeiras linhas antes dos "imports",
// e salve o arquivo HelloUniverse.java
// Agora é só rodar o programa como uma aplicação Java usando como classe main a única classe HelloUniverse.class
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